sexta-feira, maio 23, 2008

Atento?!

Concerteza que tens na tua vida pessoas que admiras pela sua força, determinação, persistência... Pessoas que têm algo que tu também pretende ter mas ainda não conseguiste alcançar... Então olhas para elas e só te apetece falar a todo o mundo daquela capacidade de solução que tu tanto tentas compreender... Muitas são as vezes que as elogias pela dedicação que têm para com os outros, pelo tempo cedido sem esperar nada em troca, pelos conselhos e pelo "bom ouvinte" que são.


No entanto, já pensaste que também elas têm os seus problemas? Já pensaste que, secalhar, por detrás de toda aquela determinação está a vontade louca de não pensar em traumas, complexos, medos e inseguranças? Concerteza também elas têm os seus momentos menos bons... E o que é que fazes nessa altura? Dás-lhes uma resposta do tipo: "Tu és forte, tu consegues ultrapassar isso... Basta quereres!" E já pensaste que talvez não seja essa a resposta que essas pessoas querem ouvir? Já pensaste que, nessa altura em que as expressões se perdem e o sorriso desaparece, talvez só queiram que corras para o lado delas e as abraces e mostres que podem contar contigo? Ou até mesmo que estejas presente, a olhar os seus olhos baços e permaneças em silêncio? Existem atitudes que valem mais do que qualquer palavra, por mais bem intencionada que seja...


Também eu já cometi imensas vezes esse erro... No entanto, agora, tento andar atenta aos que me rodeiam... Tentar detectar (se bem que às vezes é complicado) expressões, atitudes ou gestos que me levem a supor que algo não está bem... Porque nem sempre conseguimos pedir ajuda quando precisamos...


"Se a chama chega e ninguém chega à chama... De que vale arder?"


4 comentários:

Anónimo disse...

Vejo-me em todo o teu texto de hj...é imcrivel, mas tb gostava q outras pessoas pensassem assim.
Ultimamente tenho "apanhado" mt, e n sei co ainda me aguento de pé... mas tou a começar a pender pa um lado...
Fez-me bem ler isto antes de me ir deitar...

Cátia disse...

oioi....bem sao 9.30h e eu ja m levantei, tomei banho e apronto-me para ir ao porto!!! ahh tb ja ouvi por ter xegado akela hora lololol mx era preciso akele momentinho nosso, apesar d rodeadas de gente!!!

Muito poderia dizer pk concordo c cada palavra, mx cairia no erro de revelar "confissoes", angustias, medos...:P

Assim kero apenas dizert k conseguist chegar ca chama ate mim e eu, depois de alguns recuos, estou a começar a chegar ate ela e ate a ti!!!
So eu sei a diferença k senti esta semana na forma como encarei cada provocaçao,
So eu sei como me ri de certas situaçoes,
So eu sei como sinto algo a picar-me ca dentro, como se fosse o os bicos do meu coraçao a sorrir (mx lembrei-me k o coraçao so tem um bico :S)

Bjinhos enormes....e k a chama permaneça entre nós e entre akelas duas pessoas k tb m fazem bem :)

vicio-me em voces!!!

Andreia disse...

bem...depois destas tuas palavras só te tenho um grande pedido de desculpas a fazer...

beijos doro-te mt

Ana Odisseus Pedrus disse...

cecilia tens as fotos do nosso C_RADICAL? O hugo mandou-me o mail mas já nao vi a tempo -.-
beijinho grande de saudade, espero que esteja tudo a correr bem *