quarta-feira, agosto 19, 2009

O melhor remédio é sorrir! =) *


Eu tenho vários sonhos. Passo a vida a idealizar aqueles momentos fulcrais de uma vida. Aqueles momentos que inconscientemente têm tanto ou mais significado que os que vamos vivendo no dia a dia... Só porque não acontecem regularmente!

Este momento foi mais um... Acabei o curso! 4 anos passaram a correr... Demasiados sentimentos me abalaram e o trajecto não foi tão recto quanto isso! Quis voltar atrás pelo menos duas vezes. Não porque me tivesse enganado no curso que escolhi... antes porque, nesses dois momentos, achava não ter forças para lutar por ele.

No primeiro ano, ano de caloiro, a busca pela cidade, por novas pessoas e situações ocupava-me os dias. Era uma experiência nova... e como eu adoro experiências novas! Aprendemos a viver sozinhos, longe da protecção dos pais ou dos amigos de sempre. Aprendemos a controlar uma vida, a contar somente com a pessoa que somos (que é o que temos certo) e a delinear um futuro. Foram tempos produtivos a tentar encontrar as pessoas que me rodeavam e a mim mesma no meio delas. Alcancei um respeito notório e criei bons laços... que me pareciam ser mais fortes do que que realmente se revelaram.

Tive a primeira queda quando, no dia da minha primeira serenata, voou para longe de mim uma das pessoas que mais amo nesta vida: O meu avô! Voou sem se despedir, sem realizar o seu grande sonho de me ver trajar. Relembro o sorriso e a esperança naquele rosto maduro e experiente que tanto me ensinou. Ainda relembro o brilho nos seus olhos quando falava de mim... Ainda relembro a forma como me evidenciava... Ainda relembro a forma como me fazia sentir princesa! Apanhei um choque imenso, talvez dos maiores da minha vida. E quando quis acabar com toda a estadia naquela cidade, quando julguei que mais nada fazia sentido, obrigaram-me a vestir aquele traje... Obrigaram-me a tentar senti-lo naquelas roupas que não passam disso mesmo mas que tanto o orgulhavam! E eu cedi... Já tinha perdido tanto, não seria uma tentativa que me colocaria pior. Vesti-me! Vesti, em lágrimas, peça após peça. Tudo se criava ao meu redor... Era negro, era de saudade, era respeitoso! Tinha uma serenata à minha espera e sentia-me a gemer por dentro como as cordas daquela guitarra. Traçaram-me a capa e de repente tudo se esfumou. Olhei para o céu... Agora sim tudo estava como querias... Menos o meu sorriso!

Perdi a sinceridade desse sorriso durante uns tempos. Continuei com a vida, muitas vezes a agir como se nada tivesse acontecido. O lema de "Eu sou forte, eu aguento, não se preocupem" pairou (e ainda paira um bocadinho!) e acabou por afastar algumas pessoas. Criei barreiras, armaduras, muralhas... que foram difíceis de quebrar. E por muito que ainda existam, por muito que ainda me determinem, são muito mais flexíveis.

Quanto ao outro momento... não vale a pena mencionar pormenores! Foram relações que terminaram fruto de infantilidades e mal-entendidos. Daí levo um ensinamento para a vida: Desistir não é solução para nenhum problema. É antes uma fuga cobarde à sua resolução.
E, por muito que em Julho de 2008, a vontade que me assolava era a de abandonar Coimbra, hoje agradeço a oportunidade não se ter proporcionado, a persistência de certos "anjos" e a força que Me deste para não desistir (mesmo sabendo o que iria encontrar pela frente!)
Hoje cabe-me a mim dar a volta por cima com a única que pessoa que julgo valer a pena no meio desta embrulhada toda. Cada dia que passa é uma oportunidade perdida, eu sei... Mas vai ser! A vida encarrega-se de não me fazer desistir de quem realmente vale a pena.


E foi com estes dois momentos no coração que festejei uma etapa concluída.

Estavam presentes os importantes, os especiais, os dedicados. Sorrisos e mais sorrisos de amor e amizade que me orgulho de ter tatuado nesta vida que dizem ser minha.


Uni duas capas para vos expor. Eu sozinha não teria conseguido que permanecessem todos na minha vida. Tem sido na interajuda, na dedicação, nas lágrimas e sorrisos, nas "chapadas" e nos conselhos, que tenho mantido aqueles que afirmo serem "meus". Têm-me "aberto os olhos", têm-me feito reflectir sobre tudo o que me rodeia.


Acabamos, por vezes, por nos deixar arrastar por problemas superficiais que se debatem, única e exclusivamente, por choques de feitios. Aqueles que são mais "graves" têm igualmente solução, se baixarmos o orgulho e expusermos as nossas fragilidades, medos e erros. Aprendi que tudo é solucionável se repararmos que também nós já erramos...

Foi nos abraços apertadinhos de cada um, nos mimos que me deram, nas brincadeiras que fizeram, na dedicação com que todos ajudaram a criar este dia mágico que tive ainda mais certeza do tesouro que comporto. Mesmo as ausências espelharam magia, onde quer que estivessem.

E teimo em continuar a impôr o verde na minha vida... Há sempre esperança num trajecto feliz, recheado de coisas boas e de dias como os de Domingo. Não devido à "grandeza" do evento nem da exposição... Mas devido à magnífica imagem que retive ao olhar para todos ali.


Sou feliz porque estão comigo!


Hoje e Sempre... Um muito obrigado! *

5 comentários:

Mi disse...

E de ti nem era de esperar outra coisa, a não ser essa força de continuar, mesmo que essas pedras no caminho teimassem em derrubar-te!Um dia irás construir um castelo com elas!
Parabéns por mais um sonho semi-realizado, como dizes e muito bem, pois este sonho terá ainda muitas pernas para andar...e eu estarei cá para acompanhar e alegrar-me por todas as tuas vitórias, mesmo que seja só através do teu blog, como já o faço diariamente(para beber as tuas fantásticas palavras com tanta força, para tudo e para todos)
Obrigada por fazeres parte da minha vida(um pequenino à parte: emocionei-me quando num CF alguém ia a falar para ti e tu disseste: Só um bocadinho! Viraste-te para mim com o teu lindo sorriso e perguntaste-me: Então e esse 4º dia? - encheste-me o coração com uma pergunta tão simples mas tão importante para quem por lá já passou)* muito grande

Cátia disse...

"O Sonho comanda a vida!" ou será ao contrário.. lembraste? :P

Todos os dias idealizas momentos, esperas um pouco mais daqueles que te rodeiam, entregaste na esperança que algo melhore....


Ambas estamos a terminar e por isso as tuas palavras parecem também elas compor o meu dia-a-dia. O meu trajecto também de recto teve muito pouco, mas sabes ainda bem!!
Ainda bem que caí, porque logo a seguir descobrir novas forças para me levantar!
Ainda bem que não desisti dos meus objectivos, porque consegui provar que sou capaz!
Ainda bem que me entreguei a pessoas que mal conhecia, porque fui surpreendida por pessoas fantásticas e essenciais à minha vida!!
Ainda bem que fiz do meu sorriso a minhaimagem, pois é assim que quero ser recordada naquela escola e na vida daquelas pessoas :)

O ano de caloira é sem dúvida inesquecível, é sem dúvida o ano que marca uma nova fase de crescimento!! :P

Como a Amizade é recente, não vivi de perto estes dois momentos, mas já tive a oportunidade de te ouvir partilhar, de sentir que abrias para mim mais uma página da tua vida!!


Em Julho de 2008, ambas desejavamos mudar de cidade, conhecer gente nova, procurar um mundo novo! Mas é agora que dou tanta razão à frase "DEus escreve direito por linhas tortas!" :)
Os prazos de candidatura pareciam obrigarnos a regressar a Coimbra, obrigarnos a conviver com pessoas que não nos faziam bem. É aí que decidimos unir forças e lutar contra mágoas e sofrimentos! Partimos em busca de um lar que nos acolhesse neste último ano!!

Carregamos as nossas coisas e deixamo-nos encher de esperança e expectativa... aos poucos fomos ajeitando o nosso ninho do nosso jeito!!
E como Ele sabia o quanto triste estavamos deu-nos de presente aquelas três princesas... :) Aos poucos a ligação cresceu e pareciamos cinco irmãs prontas a viver mais uma aventura!!

"Todas diferentes, todas iguais!"
Com todas as nossas diferenças, nos unimos em jantares, conversas, abraços e aconchegos, gargalhadas, compras, cafés, lanches a meio da tarde, passeios nocturnos, shots, fondues, estudo e tantas coisas mais!! Vivemos uma aventura que parecia não ter fim!!


Tanto ansiaste este dia... que apesar do cansaço tentei fazer o que podia para ficar perfeito!!
Uniste duas capas... e sem querer deste à minha capa a oportunidade de contar mais uma historia...nela ficaram coladas imagens deste teu percurso, nela ficaram registados muitos sorrisos :) Obrigada!! :P



"Lança o dado da Vida e SORRI!!!"


Beijooo gigante :P

cathy disse...

Felicidades nesta nova etapa da tua vida... :) e não desistas na primeira dificuldade.

tudo de muito bom!

Lili_Cruz disse...

Identifiquei-me bastante na parte que falas do teu avo... tambem passei por algo semelhante! Mas tenho certeza que estará muito orgulhoso naquilo em que te transformaste!
Parabens senhora licenciada!;) Espero que a vida te traga agora muitas oportunidades para espalhares esse teu brilho tão caracteristico! Pelo pouco conheço de ti sei que serás capaz de alcançar toda as tuas metas! Parabens!:) Beijinhos!

Sónia Neves disse...

Ao ler este teu post fizeste com que passasse na minha mente o momento de fim de curso... já lá vai, é certo, mas as memórias, sorrisos e abraços prevalecem...

São momentos únicos mas o mais importante vem agora... a grande caminhada pela vida! Mas, como nós sabemos, é sempre mais fácil com um grande sorriso no rosto! :)
bjinho