quarta-feira, junho 17, 2009

Passo a passo, grão a grão surgem maravilhas em todos nós!

Foi há 3 anos atrás que me juntei a um grande grupo... O grupo dos Convívios Fraternos! Uma parte da minha vida nasceu nesse dia e outras partes foram revolucionadas. Fui crescendo com todas as oportunidades proporcionadas e fui desenvolvendo em mim um espírito de aventura, entrega e determinação. E, foi num acto de entrega que redigi este texto... Não é um texto meu, é um texto nosso, que traduz muitas das nossas certezas e muitos dos nossos anseios. Chegou ao fim mais um ano de dedicação mas haverá sempre mais para fazer... A todos os que se entregam decididamente, um muito obrigado!


"Chegou ao fim mais um ano da nossa missão aqui nesta casa. Temos vindo todos os meses para não deixar apagar a chama d´Ele em nós. Temos vindo humildemente para partilhar o orgulho de sermos Convivas e, principalmente, Cristãos.

Hoje, Ele diz-nos que o Seu Reino é como quando alguém espalha a semente na Terra. Pois bem… Nós somos esse Reino!

Com a força da palavra de Deus, são semeadas em nós sementes de esperança, de palavra, de perdão. Os seus ensinamentos vão chegando e cabe a nós decidir se germinam nos nossos corações. Para isso temos sempre a ajuda da Igreja que funciona como folhas protectoras do fruto imaturo. A nossa chama é débil e precisa sempre de uma chama forte e persistente, como a da Igreja, que nunca nos deixa desistir, que nunca permite que nos apaguemos.

Com o passar do tempo, surge então a espiga que comporta em si um conjunto de novas sementes prontas a germinar. O Convívio Fraterno surge como uma de muitas espigas prontas a brotar. Desta brotamos nós, novos convivas com esperanças, anseios e projectos para um mundo melhor. É em nós que reside a capacidade de espalharmos o Seu Reino, é nas nossas mãos que está o futuro de Cristo nesta sociedade cada vez mais descrente. Mas nós somos um pequeno grupo que pertence ao grupo maior dos Cristãos. Todos nós temos a capacidade de germinar, fazer outros germinarem e plantar novas sementes.

Quando chegar o tempo da colheita usaremos a foice para recolhermos o fruto. É aqui que somos chamados a agir. Todos nós temos missões muito próprias na terra. Deus concedeu-nos missões comuns e singulares e devemos estar sempre prontos a realizá-las. Algumas adivinham-se complicadas de concretizar mas Ele dá-nos a força, a determinação e a fé necessárias para ultrapassarmos todos os obstáculos. E Ele tanto acredita que somos capazes que deu a vida por nós, morrendo numa cruz, como esta formada por todos estes símbolos.

Achamos que perante uma prova de amor destas, a nossa alma deve cantar de gozo. Ele espera todos os dias o nosso sim, espera que realizemos a nossa missão passo a passo, grão a grão, espalhando por todo este mundo as maravilhas que um dia fez em nós.
"




Pelos Convivas de Aveiro,
Cecília Vigário CF1000

4 comentários:

Anónimo disse...

É verdade tudo o q dizes, tb n podia ser de outra maneira, mas reconheço que estou bastante apagada destas coisas. Esquecer não as esqueço, mas tv ache q essas pegadas deviam estar mais bem definidas no meu chão.
Quem sabe se a minha missão ainda está pa vir?

Qto a tua missão nunca esta completa, pq tens spr mais alguma pa realizar, ne?

Beijo

Cátia disse...

"Maravilhas fez em mim, minha alma canta de gozo, pois na minha pequenez se detiveram seus olhos... e o santo e poderoso espera hoje por meu sim!"

Faz hoje precisamente 6meses que disse sim ao desafio lançado!!! E hoje afirmo que foi realmente a melhor maneira de terminar o ano de 2008!!

é certo que por vezes a lágrima continua a cair...e dá vontade de desistir....mas há smp uma energia, um recordar de momentos, palavras e sorrisos... :)

Conta comigo para continuar esta missão de animar as eucaristias... é com gosto que o faço!! e venham mais ideias e projectos k com certeza havemos de dizer Sim!!!

bjinhu e bgd...mesmo com as cabeçadas és especial :P

Mirisa disse...

hum........... pk é k eu axo k conheço este texto?!?!? lolol
e tal como te disse umas horitas antes da missa, ta fantástico e naquela altura só tinha lido a 1ª e a última frase!!!!
mas como smp, as tuas palavras são mensagens de "força, determinação e fé"!!!! e podes acreditar k isso faz boa parte da tua missão!!!

obrigada por td!!!!

beijinho enorme

Sou a Câ :) disse...

Um novo cantinho... Para ti ;)Espreita! Beijo*