domingo, abril 05, 2009

DMJ - Eu vou!

Hoje é Domingo de Ramos... Hoje é Dia Mundial da Juventude... e eu vou!

A saída com o grupo estava programada para as 7 da manhã mas eu adormeci. Sendo assim, terei que levar o meu carro para ir ao encontro de "um sem número" de jovens que aguardam loucamente viver Cristo, hoje e sempre.

Acabei por me sentar um pouco à frente deste computador... Acabei por ceder um pouco do meu tempo... Fui ver qual era a frase desta semana, a imagem que a acompanhava e as palavras de S.Paulo para os jovens de Aveiro.

Sem dúvida, foi a melhor coisa que fiz...

"Um pouco de loucura... faz bem!"


(...) Forte não é? Deus pede-nos para sermos um pouco loucos... Mas como? Como é possível que seja Ele a pedir tal coisa? Acho que acabei por descobrir a resposta através de S.Paulo... Palavras sábias, directas, fortes... Palavras verdadeiras que tanto me fizeram pensar... e sorrir!

  • Já pensaste alguma vez que Deus não é como tu O imaginas, que talvez Deus esteja um pouco louco?

  • Já pensaste alguma vez que faz falta estar um pouco louco para que um mundo diferente seja possível?

  • Que loucuras fazes, ou fizeste, para que os teus ideais se tornem realidade?

  • Já viste fazer alguma loucura a alguém?
Foram perguntas... não respostas! Maioritariamente as pessoas encontrariam alguma felicidade, alguma concretização espiritual em respostas facilmente dadas... Eu encontro a minha vida nas perguntas que me assolam em manhãs como esta. E não gostasse eu tanto de loucuras.

Dizem que sou diferente, um pouco audaz... Dizem ainda que persisto numa entrega louca e desmedida... Mas só sou verdadeiramente Eu se for isso mesmo... um pouco louca! Vejo na diferença a chave da mudança de um mundo que luta diariamente para melhorar as suas pessoas. Mas as exigências são tantas que se não escaparmos à vida através de pequenas loucuras jamais conseguiremos fazer vencer ideais tão simples e próprios.

Acabarei esta minha partilha citando S.Paulo. Ele hoje falará por mim... Sairá da "boca" dele o que quero para o meu dia, o que sinto, o que anseio... Nada mais será acrescentado...

"Neste momento sinto o ar fresco a bater no meu rosto e experimento a sensação de estar a ser invadido por um sopro de vida. Respiro profundamente, quero que este ar entre, que a partir de dentro empurre e tire para fora tudo o que encontre morto dentro de mim. Que entre e me renove interiormente até poder encher de ar os meus pulmões, sem nenhuma dificuldade.

(...)

Continuo a sentir como o ar bate no meu rosto e como este sopro de Vida entra em mim. Começo a experimentar que o Espírito de Deus me invade e que o mesmo Espírito me fala de que têm de acontecer coisas novas.

Fala-me de que um mundo novo e uma terra nova têm que surgir;
de que homens com rostos alegres se saudarão e ajudarão ainda que não se conheçam;
de que as crianças compartilharão e aprenderão com os mais velhos;
de que teremos tempo para nos escutarmos uns aos outros e por isso ninguém estará mais sozinho.

Fala-me de que começaremos a acreditar nos outros, não só nos nossos amigos, mas em todos;
de que não teremos inveja e nos empenharemos em construir juntos aquilo que seja o melhor para todos, para a sociedade, para a Igreja, sem nos importarmos de quem é a ideia.

Fala-me de que nascerão alguns loucos que acreditarão num Deus Vivo."

E é com alguma loucura que digo um até logo! Levo no coração um sopro de Vida que me fará viajar ao encontro dos conhecidos e desconhecidos que, como eu, querem ser um pouco loucos. Anseio por um mundo melhor... nem que seja por um Dia (Mundial da Juventude)!

Eu vou! E tu? Porque não vens ser um pouco louco connosco? Aguardo-te em Sever do Vouga...

(Foi assim no ano passado =) )


4 comentários:

Ivan Mota disse...

Sim, a ideia é precisamente essa. O Caos está permanentemente em actividade. Para o bem e logicamente para o mal. A noção de casualidade e indeterminalidade são fantásticas. Não é por acaso que os filósofos andam há anos ao estalo.. para descobrirem na prática como tal se processa.

Ivan Mota disse...

O problema é que nunca - por mais anos que viva - o homem poderá perceber como tal se processa. Há três problemas fundamentais da metafísica que o Homem nunca conseguiu ou conseguirá resolver: Deus, a liberdade e a imortalidade. É certo que o desconhecido aguça a curiosidade do Homem/ciência mas o desconhecido permite que o Homem/religião se adiante. E como sabes essa é uma guerra que ninguém quer perder. Mas depois há aquele velho mito - já em desuso - "Conhece-te primeiro a ti mesmo, só assim teras força, coragem e garra para conhecer os outros". É importante perceber de onde vimos, o que somos, para onde vamos. Se vivêssemos na ignorância regrediríamos paulatinamente para a idade da pedra.

Ivan Mota disse...

Mas esta é uma questão que envolve uma série de variáveis. Está provado - e sem querer bater na mesma tecla - que a ignorância se vira mais contra nós do que o conhecimento. A igreja desde os primórdios que se sustenta com base na ignorância dos povos. O acrescentar conhecimento fez a igreja engolir imensos sapos fazendo de nós seres diferentes e instruídos. Nada vazios ou frustrados. Eu percebo o queres dizer, mas esse é um risco de uma evolução que eu insisto é obrigatória. Chama-lhe efeitos secundários ou colaterais.. é um facto que existem mas são males menores.

Lili_Cruz disse...

"Neste momento sinto o ar fresco a bater no meu rosto e experimento a sensação de estar a ser invadido por um sopro de vida."

Acho q é disto que precisamos todos os dias!! acima de tudo dar muito valor ao que temos...e acordar e pensar... hoje é um novo dia q vou fazer para ser o melhor?

beijinho grande menina simpatica=)