segunda-feira, março 30, 2009

Elevando-me à Tua radicalidade...

2 anos de radicalidade cumpridos...


Lembro-me como se fosse hoje. Estávamos no FJ e pediste que me sentasse junto a ti. Tinhas um pedido a fazer. Convidaste-me a ser radical. Eu, pouco ou nada sabia de tal aventura mas, não era (nem é) de mim declinar perante desafios propostos... Na mesma altura apareceu-me outro desafio e, foste o primeiro a incentivar-me a aceitá-lo. Fi-lo e sorriste para mim. Sorriste ao veres que me lançava, sem corda, no desconhecido. Deixaste-me viver e concretizar o meu plano. Ainda me lembro como se fosse hoje.


Na Páscoa de 2007, há 2 anos, vi-me desafiada pela segunda vez. Aceitei novamente e, nessa altura, não houve mais nada a impedir que me tornasse radical.


Foi uma experiência única. Sentia-me com medo por ser a primeira vez, mas logo encontrei uma equipa decidida em ajudar os novos membros a se enquadrarem. E que ajuda! Depressa nos tornamos "um" e assim, neste ambiente de interajuda, realizámos o C_Radical V.





(...)

Natal. Tempo de novo Itinerário Espiritual. Tempo de novo C_Radical. Desta vez o C_Radical VI. Nova experiência se criava no meio da união daquele grupo maravilhoso que um dia tive o privilégio de integrar. Noitadas em reuniões, sorrisos e risos de brincadeira enquanto as ideias brotavam de todas as nossas cabeças. Acabávamos por não reparar no tempo a passar e isso foi simplesmente divinal. Quando demos por nós estávamos de tal forma unidos que a amizade cresceu a velocidade estonteante e, quando faltava um, faltava muito ao grupo. Mas, no fim, com muito esforço e dedicação, criou-se um dia maravilhoso para eles, jovens desta diocese, que quiseram ver a Cristo na radicalidade da vida.



C_Radical VII. Agora uma experiência mais madura. Depois de outras duas muito produtivas e de aprendizagem, chegou a vez de ousar ir mais além. Tinha bagagem suficiente para me superar e foi isso que fiz. Com alguém experiente a fazer dupla comigo e com um grupo fascinante, tentei-me a fazer mais e melhor e sinto que consegui. No meio da azáfama, é belo de observar a forma como a mensagem passa... Ouvem-nos e tentam mudar o que têm construído. Assumem um compromisso de fé que não querem ver abalado e dão o salto sem corda. É isto que faz de todos os meninos c_radicais especiais... o salto! E é a todos eles que agradeço e devo o meu crescimento.



E após um Natal de paragem, eis que chega a altura do C_Radical VIII. Novos membros, novos desafios, novas ideias. Há que inovar, há que criar novas oportunidades para aqueles que vêem até nós para descobrir Cristo de uma forma radical. Muito me ensinaste até então e esta foi a vez em que me propuseram "ensinar". Sensação diferente, de maior responsabilidade que foi cumprida com toda a dedicação do mundo. Caras novas foram sinónimo de novos sorrisos e aventuras. Foi tudo diferente mas foi tudo óptimo. Não há palavras que consigam exteriorizar toda a adrenalina e toda a união daquela grande equipa: o C_Radical VIII. Cada um de nós foi essencial para que este nascesse e fosse criado. A equipa projectou, vocês participantes realizáram-no. Foram peças de um puzzle especial que não terá comparação, como nenhum teve ou terá. Agora cabe a vocês elevarem-se a pouco e pouco, tentando fazer sempre mais para igualar a radicalidade de Cristo.


  • Eu hoje sorrio porque sou feliz por vos ter conhecido.
  • Eu hoje sorrio porque ainda existe gente que vê o verdadeiro valor que temos enquanto movimento.
  • Eu hoje sorrio porque Te aceitei na minha vida.
  • Eu hoje sorrio porque agradeço o que em em mim Fizeste.
  • Eu hoje sorrio porque Vives em mim e eu gosto de viver em Ti.


Obrigado JC! =) *

6 comentários:

Cátia disse...

E que se faça silêncio na boca daqueles seres preocupados, que em dois dias tantas questoes te colocaram....

Aí está a resposta :) e eu sabia que o silêncio e a paz te ajudariam nas arrumações!!!

Não passei por essa experiência, mas talvez tivesse que passar pela outra ;) o JC sabe o que anda a fazer :P apenas temos que confiar!!


Bjinhus meu amor e obrigada pela confiança, se te consigo compreender é porque me deixaste entrar no teu mundo..love you

Maria disse...

"Vem erguer o teu ideal
Imaginar e C_Radical
O mundo espera por nós
Todos querem a nossa voz!
(...)
As coisas não valem nada
És um tesouro cheio de amor."

Vai fazer 2 anos e parece que foi ontem. O meu C_Radical (5) foi tão bom como alguma vez poderia ter sido, e ainda hoje me marca o refrão do nosso hino! Identifico me muito com esta ideia de um Cristo radical e poder vive la tao intensamente foi muito importante para mim. Também foi no C_Radical que te conheci, e por isso, valeu mesmo a pena.
Gosto muito de ti *

felix disse...

Acho que ja te disse tudo naquela menssagem ontem a noite... mas pronto em relaçao ao testo curti bue =) e gostei mais ainda de saber que fis parte deste C_Radical VIII que parece que foi tao especial para ti quanto para mim =).. muitos mais momentos destes viram.. e sim temos uma grande equipa no c_radical .. adorei conhecer tds aquelas pessoas e conviver com as que ja conhecia.. va beijinho Tu sabes que te adoro =)

Anónimo disse...

Está muito fixe o teu blog... Adorei conhecer todas as pessoas que fizeram parte do C_RADICAL 8, são um máximo, principalmente tu e o Félix, e claro o resto da equipa vermelha...
Serviu de muito ter estado no C_RADICAL 8, valeu apena, mesmo...
BeijinhóóóóS

Cátia Lima disse...

Sim...não deixas passar um desafio, aceitas todos os desafios que te põem e cheia de sorriso ou não cumpres bem a tua missão.

Sorris, porque te esforças e sabes senpre que cumpres os teus objectivos porque não quises-te desiludir nem desiludes, Ele entrou verdadeiramente no teu coração e ai está muito bem.

És forte, corajosa, uma força da natureza, sincera, boa, amiga ... e não mereces que te magoem.

Gosto de ti pelo que és e obrigada por me teres deixado entrar na tua vida, mesmo por vezes desiludindo-te ensinas-me muito minha linda, muito mesmo.

Que muitos fossem como tu, que eu fosse como tu, aceitar desafios e ter coragem para deixar fazer em mim o que Ele quer...

És Radical na vida...

David Pimenta disse...

Devo dizer que ando atento ao teu blog, apesar de mal ter tempo para comentar. desculpa :x
E gosto de todas os teus textos, desabafos etc. :D
Obrigado, Obrigado pelos teus comentários, são importantes ;D